Deixar alarme de portões tocando pode render multa em condomínio

12/01/2024 Sindicon Comunidade

O alarme sonoro é um dos componentes mais importantes do sistema de segurança do condomínio. É ele que avisa quando portões estão abertos, alertando para possíveis invasões. Assim, caso um estranho force o portão para entrar, o síndico ou qualquer condômino pode ligar para a polícia e conter o criminoso.

Entretanto, o que tem acontecido em muitos prédios é o abuso desse recurso tão importante. Muitos condôminos entram e saem do condomínio e deixam portões abertos, com o alarme disparando até que algum outro morador tenha a boa vontade de fechá-los.

Além do incômodo com o barulho alto para quem tem janelas voltadas para os portões, o disparo frequente do alarme acaba por tirar a atenção dos moradores para o motivo pelo qual o sistema de segurança existe, que é o de proteger o condomínio. “Acaba banalizando o uso de um instrumento tão importante. Quando as pessoas deixam o portão aberto com frequência, o alarme toca tanto que as pessoas nem param mais para olhar o motivo. Depois assustam quando é um ladrão que entrou no prédio para assaltar”, comenta o presidente do (Sindicon MG), Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Multa - De acordo com Carlos Eduardo, para corrigir o problema, o condomínio pode estipular uma multa para quem deixar o portão aberto. “Para isso, é preciso convocar uma assembleia. Assim, o condômino multado não vai questionar que não teve direito à defesa. Muitos condomínios já fazem isso”, explica o presidente.

Conscientização - Porém, o mais importante é que o síndico trabalhe a conscientização dos condôminos para a importância de manter o condomínio seguro. “Cada vez mais temos notícias de prédios sendo invadidos por criminosos. Eles furtam desde bicos de mangueira até jóias e armas de dentro de apartamentos. A violência está na nossa porta, esperando por uma oportunidade. Os condôminos não podem ser negligentes com a segurança do lugar onde vivem. Cada um deve cuidar de si e da comunidade formada pelo condomínio”, conclui Carlos Eduardo.

O Sindicon MG recomenda que ao sair da garagem, o motorista espere o portão fechar totalmente antes de ir embora; que ao buscar encomendas na portaria social, o condômino feche as portas que dão acesso ao prédio para evitar a entrada de oportunistas e que jamais deixe desconhecidos não identificados entrarem.