Segurança nos condomínios durante o Carnaval

01/02/2016 Sindicon Segurança

Segurança nos condomínios durante o Carnaval

Apesar do carnaval de Belo Horizonte estar cada vez mais popular e a cidade permanecer cheia nesta época, muita gente ainda opta por viajar neste período. O resultado são prédios vazios e, como conseqüência, alvo de bandidos.

Por isso, é preciso que o síndico verifique as condições de segurança do condomínio e oriente os moradores que viajam e que ficam a tomarem medidas que dificultem a ação de ladrões.

Antes de viajar, o síndico deve fazer uma verificação completa nos sistemas de monitoramento do prédio para saber se as câmeras, cercas elétricas e alarmes estão funcionando corretamente. Se não estiverem, ele deve acionar a empresa responsável para fazer os reparos necessários. “Já aconteceram casos de síndicos que viajaram e tiveram que interromper o divertimento porque o sistema de segurança deu pane. É preferível verificar antes a ter essa dor de cabeça no meio do feriado”, alerta o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

Ao mesmo tempo, os porteiros devem ser orientados a ficarem atentos à movimentação na rua, especialmente em locais muito desertos ou que, ao contrário, tem concentração de blocos de carnaval. Nesse segundo caso, entre as centenas de foliões que estão ali para se divertir, há sempre os mal intencionados, que aproveitam a festa para furtarem carteiras, celulares, etc. Eles também se aproveitam de brechas e entram nos edifícios para assaltar.

O que também é comum acontecer, são os moradores de casas e prédios abrirem as portas para que quem vai atrás do bloco possa usar os banheiros. Muitos até acham aí uma forma de ganhar dinheiro. Muito cuidado com isso. Nunca se sabe quais são as intenções de desconhecidos.

Já para quem vai ficar em casa durante o Carnaval e não tem porteiro, é imprescindível que tenha muito cuidado ao abrir o portão. Quem optar por pedir comida, não deve permitir que o entregador entre no edifício. Sempre busque o pedido na portaria. Também não abra o interfone para pessoas que dizem que estão visitando parentes e que não se lembram qual o número do apartamento. Esse é um velho golpe que ainda pega muita gente desprevenida. Jamais abra o portão para quem estiver usando capacete. Vá à janela com freqüência para conferir o movimento na rua e não se esqueça de fechar o portão da garagem sempre que entrar ou sair do prédio.

Em caso de suspeita ou emergência, entre imediatamente em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190.