Ano começa com boas perspectivas para síndicos de MG

31/01/2022 Sindicon Sindicon

2022 é um ano de muitas promessas. Com o avanço da vacinação no Brasil - e especialmente em Minas Gerais -, a expectativa é que gradualmente as restrições sejam levantadas e vários eventos voltem a acontecer presencialmente com menos riscos de transmissão do coronavírus.

É com essa perspectiva mais otimista, que o Sindicon MG inicia o ano já com planejamento para a volta de palestras e cursos na sede do Sindicato. O Dia do Síndico 2022 tem grandes chances de ser novamente presencial, com aquela festa a que todos estão acostumados. “Ficamos surpreendidos com a participação dos síndicos no Dia do Síndico de 2021, que foi totalmente online. Foi um evento de grande sucesso, porque todos participaram bastante e a live teve grande audiência durante todo o evento. Porém, o evento presencial é um acontecimento, porque os síndicos têm a oportunidade de se conhecerem e passarem um dia muito agradável, cheio de aprendizado e diversão”, comenta o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Porém, mesmo que esse cenário mais otimista não se concretize, o sindicato também está se planejando para continuar realizando os eventos online para que os síndicos não deixem de receber informações qualificadas e formação para auxiliar para a melhor gestão.

Orientação - Além disso, desde 2020, o Sindicato vem recebendo mais consultas de síndicos e condôminos com dúvidas sobre legislação, convivência e normas, especialmente com os protocolos que precisaram ser adotados por causa da pandemia. “Para nós, foi uma grande satisfação ver que os moradores de condomínio se interessaram em saber o que poderiam fazer para resolver conflitos e melhorar a convivência durante a pandemia da maneira correta, buscando a melhor orientação jurídica”, ressalta o presidente.

Para além de tudo isso, o Sindicon MG vem mantendo, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo distanciamento social, as negociações coletivas de trabalho com os sindicatos profissionais das cidades da sua base de atuação, e a assinatura de convênios para baratear serviços para os condomínios.

Contribuição - Para que todos esses serviços possam ser prestados aos condomínios de todo o estado, o Sindicon MG depende da receita gerada pela contribuição sindical. “É de suma importância que todos os condomínios estejam em dia com a contribuição sindical. O Sindicon MG é uma entidade sem fins lucrativos e o trabalho da diretoria é voluntário; porém, para manter a estrutura e todos os serviços que são ofertados há um custo. Por isso, contamos com a colaboração de todos, para que a qualidade de todos os nossos serviços seja mantida”, diz Carlos Eduardo.

Neste ano, o pagamento pode ser feito até o dia 28 de fevereiro. Para emitir a sua guia, acesse o site www.sindiconmg.org.br e clique no link que aparece na home page.