Ondas de calor demandam revisão na rede elétrica dos prédios

14/11/2023 Sindicon Comunidade

O Brasil vem sendo castigado com as ondas de calor que têm chegado ao país de tempos em tempos desde o fim do inverno. Nessa semana, a temperatura em Minas Gerais passou dos 40 graus. Com isso, a busca por equipamentos que esfriem o ambiente, como ventilador, climatizador ou ar-condicionado tem aumentado. Entretanto, não é em todo condomínio que aparelhos que puxam mais energia podem ser instalados.

Isso porque, especialmente em prédios antigos, a rede elétrica também envelhece e não suporta a conexão dos equipamentos. Assim, antes de autorizar a instalação de ar-condicionado, o síndico deve fazer uma revisão e, se necessário, a readequação da rede elétrica.

Segundo o presidente do Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG), advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, a primeira providência que o síndico deve tomar é contratar um engenheiro eletricista para fazer a análise da rede e o projeto de readequação. “É preciso que seja um profissional capacitado. Com todo respeito, não existe eletricista amigo, existe projeto aprovado. Se não for assim, o prédio corre o risco de ter algum problema”, alerta ele.

Com o diagnóstico em mãos, o síndico então deve convocar uma assembleia para discutir o assunto e apresentar para os moradores a necessidade da readequação da rede de energia e o perigo que fios antigos, partidos ou sobrecarregados representam para todos.

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), mais de 80% dos incêndios em apartamentos são causados por curto-circuitos, provocados por excesso de equipamentos ligados na mesma tomada e instalações elétricas mal-feitas, as “gambiarras”.

Essa conscientização é importante para que os condôminos aprovem a readequação do sistema elétrico. “Caso contrário, o síndico deve fazer constar em ata que o assunto foi discutido e a assembleia se negou a aprovar a obra. Assim, em caso de sinistro, ele se isenta de responsabilidade”, orienta Carlos Eduardo. O presidente esclarece ainda que, nesse caso, se houver um incêndio, a seguradora pode se negar a cobrir os prejuízos. Além disso, se ficar comprovado que a rede elétrica não aguenta vários aparelhos de ar-condicionado ligados, o síndico pode proibir a instalação, até que a readequação seja feita.

Natal - O alerta vale também para a decoração de Natal. Com o fim de ano chegando, diversos condomínios começam a pensar em projetos de iluminação. As decorações deixam a cidade mais bonita e abraçam o espírito natalino; porém se forem feitas em rede elétrica antiga, instaladas sem os devidos cuidados ou com excesso de ligações em um ponto só, podem transformar a festa em uma tragédia. “Na dúvida, o síndico deve procurar a Cemig para se orientar”, conclui Carlos Eduardo.