Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Incêndios em condomínios levam sindicato a realizar palestra de esclarecimento

24/10/2023 Sindicon Comunidade

Nos dias 2, 13, 14 e 15 de outubro, Minas Gerais registrou cinco ocorrências de incêndio em edificações. Pelo menos três foram comprovadamente causados pela ação humana.

No dia 13, uma idosa supostamente com problemas mentais ateou fogo no próprio apartamento, em um condomínio no bairro Santa Mônica, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Moradores do residencial tiveram que ser retirados de casa para que os bombeiros atuassem no combate às chamas. Já no dia 15, uma garota de 11 anos trancou os avós dentro de um quarto e colocou fogo no sofá do apartamento onde vivem em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A avó, de 53 anos, e o marido dela, de 70 anos, tiveram que pular da janela do 4º andar para escapar das chamas e da fumaça. Antes disso, no dia 2, um apartamento pegou fogo no bairro Santo Antônio, na região centro-sul de BH, depois que uma vela acesa foi esquecida sobre a geladeira.

Situações como essas são muito mais comuns do que muita gente pensa, porque muitos casos são subnotificados ou não são noticiados pela imprensa. Entretanto, o Sindicon MG recebe com frequência relatos de casos de condomínios que passaram por situações semelhantes.

Por isso, o sindicato decidiu realizar uma palestra sobre Prevenção e Combate a Incêndios nos condomínios, no próximo dia 26. Especialistas da Previmax Treinamentos e da Segurança Treinamentos vão explicar como os incêndios costumam acontecer, o que fazer para evitá-los e, caso isso não aconteça, como fazer o combate seguro. “Essa é uma grande oportunidade para que os síndicos entendam um pouco mais sobre a segurança contra incêndios e possam replicar essas informações para os condôminos. As pessoas precisam ter responsabilidade porque um acidente doméstico aparentemente inofensivo pode colocar em risco todo o prédio”, alerta o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Por isso, quem quiser participar, deve se apressar. O telefone é (31)3281-8779.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento