Sindicon MG homenageia síndicos com dia dedicado a eles

24/10/2023 Sindicon Comunidade

O Brasil comemora o Dia do Síndico em 30 de novembro. A data foi criada em 1984, no Rio de Janeiro, como uma forma de homenagear as pessoas que se dedicavam voluntariamente ao cuidado com toda uma comunidade de famílias residentes no mesmo prédio. Naquela época, ainda não existia a figura do síndico profissional que, no século XXI, já se consolidou e é cada vez mais buscada.

Para felicitar os gestores condominiais mineiros, tanto profissionais como voluntários, o Sindicon MG e o Jornal do Síndico realizam, no dia 25 de novembro, no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte, o 19º Dia do Síndico.

O evento, que acontece anualmente, é um dia repleto de palestras que objetivam instruir os síndicos sobre diversos aspectos relativos à gestão condominial. Também são apresentados produtos e serviços para os condomínios. Além disso, os presentes podem se conhecer e trocar experiências durante os intervalos para almoço e coffee break, além de concorrerem a prêmios no final do dia. Em duas oportunidades, o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz vai responder perguntas dos síndicos, no famoso “Tira Dúvidas”.

O objetivo do Dia do Síndico é proporcionar aos gestores condominiais um espaço próprio de celebração de uma atividade que nem sempre é reconhecida e valorizada pelos condôminos. “Os síndicos raramente conseguem ter a clareza da importância da atividade que exercem, tamanha é a pressão do dia a dia. São muitos problemas a resolver e, às vezes, nem um obrigado eles recebem. Por isso, nós dedicamos um dia inteiro a eles. É uma oportunidade de ter acesso a mais conhecimento e celebrar o empenho de cada um”, conta Carlos Eduardo.

Em 2023, entre os principais temas do Dia do Síndico estão, due diligence na gestão condominial, com o advogado Henrique Castro; os cuidados para que o condomínio não fique endividado ao pagar multas e tributos, com o contador Leonardo Hoffman; e os mitos e verdades sobre gestão condominial, como advogado Thiago Natalio, recordista de público nos cursos do Sindicon MG. Mas, muitas outras palestras vão acontecer.

O Dia do Síndico é um evento gratuito para os síndicos de Minas Gerais. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo telefone (31) 98481-7642.