Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Sindicon MG reforça a importância dos cuidados para conter o coronavírus

15/04/2020 Sindicon Geral

Momento de redobrar os cuidados para vencermos um inimigo que mudou a rotina do mundo. O Sindicon MG está nesta luta contra a pandemia de Covid-19, o coronavírus. É importante reforçar as medidas de prevenção nos condomínios. Bem no início da crise já iniciamos os alertas sobre os cuidados.

No dia 17 de março deste ano, quando o número de casos ainda era pequeno em Minas Gerais, o Sindicon MG participou do Programa Chamada Geral da Rádio Itatiaia, apresentado pelo jornalista Eduardo Costa. Na oportunidade nós reforçamos sobre a importância de todos seguirem as orientações da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos de saúde do Brasil.

Tenho percebido que muitos condomínios estão seguindo essas orientações. Uma das mais importantes é evitar aglomerações nas áreas comuns dos prédios. Sugiro que os síndicos coloquem esses avisos nos espaços onde as pessoas transitam mais. Lembrando que não estamos ferindo o direito de ir e vir, e nem mesmo o uso de propriedade. São recomendações com base nos alertas das autoridades de saúde.

Neste momento de isolamento social sugiro ainda que todas as assembleias marcadas sejam adiadas. Reforçar a limpeza da portaria, corrimão e dos locais onde as pessoas tocam mais, é outra medida importante. Isso pode ser feito com água sanitária ou álcool.

Entre os avisos que devem ser colocados nos condomínios sugiro a recomendação de devem permanecer em casa quem chegou de uma viagem recente. Os síndicos podem recomendar o uso do elevador por no máximo duas pessoas.

Em alguns prédios as pessoas que não são do grupo de risco estão oferecendo para fazer compras para os condôminos que não podem sair de casa. Isso mostra solidariedade para em breve voltarmos ao convívio social nos condomínios.