Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

A importância de o condomínio ter um seguro para cobrir os estragos causados pelas chuvas

15/02/2020 Sindicon Geral

As chuvas dos últimos dias causaram estragos em várias cidades de Minas Gerais. Gostaria de aproveitar esse espaço de comunicação com os síndicos, síndicas e todos que vivem ou trabalham nos condomínios para reforçar a importância do seguro.

As chuvas dos últimos dias podem ter arrancado rebocos ou mesmo causado infiltrações. Como a chuva deu uma trégua, é hora de verificar se o condomínio sofreu algum tipo de avaria. Muitos danos podem se tornar um problema maior na estrutura do prédio se não for feito o reparo imediatamente.

Uma pequena infiltração pode danificar outras partes do prédio ou dos espaços comuns do condomínio. Mas antes de fazer o rateio destas despesas entre os condôminos, a dica é verificar se o seguro do prédio cobre esses reparos. A maioria dos seguros cobre, por exemplo, os danos causados pelos vendavais, além da cobertura de outros estragos.

É importante verificar o que o seguro cobre e o valor da franquia. Muitas vezes sai mais em conta o condomínio pagar esses reparos. É importante pagar em dia o valor do seguro para que nestes momentos difíceis o condomínio tenha como cobrir as despesas causadas pelas chuvas.

Mas o condomínio que não tem seguro, e que pretende contratar um, deve procurar uma empresa que dê uma cobertura maior. Mas antes é preciso verificar o custo deste seguro na taxa de condomínio.