Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Alerta de fake news: IPTU

10/01/2023 Sindicon Comunidade

Reprodução PBH

A prefeitura de Belo Horizonte emitiu um alerta para notícias falsas a respeito do IPTU 2023. Neste ano, as guias estão com novo layout e, por isso, mensagens foram espalhadas pelas redes sociais dizendo que os documentos não são verdadeiros.

De acordo com comunicado publicado no site da PBH, as três primeiras posições do código de barras têm numeração fixa e a quarta posição é variável, pois trata-se de dígito verificador. “A mensagem questionando o código, portanto, não tem qualquer fundamento”, afirma o executivo municipal.

A prefeitura explica ainda que a nova “cara” da guia do IPTU 2023 enviada pelos Correios é bem diferente daquela dos anos anteriores, “mais moderna e simplificada”, contendo objetivamente as informações necessárias e indispensáveis ao correto recolhimento do tributo.

Por fim, a PBH “esclarece que não há qualquer registro de fraude ou problema relacionado às mais de 760 mil guias encaminhadas pela PBH aos contribuintes para recolhimento do IPTU 2023 por via postal ou mesmo as mais de 350 mil guias emitidas até agora pela internet”.

Quem ainda tiver dúvidas sobre a guia recebida no condomínio ou perceber que a guia entregue pode não ser a enviada pela prefeitura, pode emitir o documento diretamente do site https://iptu.pbh.gov.br/IptuOnline/index.xhtm. É preciso preencher os dados de CPF ou CNPJ do titular ou o índice cadastral mais o CEP do imóvel.

O IPTU de 2023 pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês, a partir de fevereiro de 2023. Quem optar pelo pagamento do imposto até 27 de janeiro terá o desconto de 6% sobre qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento