Curso traz síndicos de volta à sede do Sindicon MG

18/05/2022 Sindicon Comunidade

Terminou no último sábado, dia 14 de maio, o Curso de Formação de Síndicos, promovido pelo Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG). Nesse segundo dia de aulas, os temas tratados foram Assembleias presenciais, virtuais, híbridas e em sessão permanente/quoruns; responsabilidade civil e criminal do síndico; impacto da pandemia nos condomínios; locação por aplicativos e similares; aspectos jurídicos para exercer a profissão de síndico; temas polêmicos nos condomínios; furtos e roubos em condomínios; assessoria jurídica para condomínios.

O primeiro dia de curso foi em 7 de maio. Naquele dia, os temas foram inadimplência condominial; destituição do síndico; aplicação de multas; condômino antissocial; direitos e deveres dos condôminos; legislação condominial; violência doméstica; lei que obriga a denúncia de maus tratos a animais; e lei que criminaliza o stalking. As aulas foram ministradas pelo advogado paulista especializado em direito condominial e imobiliário, Thiago Natálio.

Cerca de 45 síndicos de Belo Horizonte e região participaram do curso. Segundo o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, as aulas foram um sucesso. “As pessoas participaram muito, trouxeram muitas dúvidas e também muitas contribuições para o debate em sala de aula. Tenho certeza que os síndicos que participaram terminaram o curso mais qualificados e preparados para gerir o condomínio com mais segurança e eficiência”, diz ele.

O Curso de Formação de Síndicos aconteceu depois de mais de dois anos sem eventos presenciais realizados pelo Sindicon MG por causa da pandemia de coronavírus. O último foi o Dia do Síndico de 2019. Depois disso, todos foram virtuais. Porém, com a Covid-19 cada vez mais controlada graças à vacinação, 2022 será de retomada desses eventos. “São os próprios síndicos que sempre nos pedem para realizar cursos e palestras. Neste ano isso finalmente será possível, então estamos montando um cronograma para que todos possam ter a oportunidade de estar conosco adquirindo mais conhecimento e trocando experiências”, avisa Carlos Eduardo. Acompanhe a divulgação dos eventos no site www.sindiconmg.org.br, no Facebook, Instagram e Linkedin do Sindicon MG.

Para o dia 2 de julho, está programado um workshop sobre resolução de conflitos trabalhistas e conciliação, com os advogados Conrado di Mambro e Ana Luiza Pretel. O objetivo é mostrar aos síndicos formas de resolver conflitos nos condomínios de maneira conciliadora, antes que eles cheguem à Justiça.

O workshop será gratuito, mas a preferência de vagas é para os síndicos filiados ao Sindicon MG. “Nós demos prioridade aos síndicos de condomínios associados ao Sindicon MG por reconhecermos que eles entendem a importância que o sindicato tem para a categoria. Além dos cursos, nós também realizamos o Dia do Síndico, negociamos as convenções coletivas de trabalho com os sindicatos dos empregados, realizamos convênios para baratear serviços para os condomínios e ofertamos orientação jurídica gratuita para quem precisar tirar alguma dúvida. Tudo isso demanda uma estrutura e é por isso que é tão importante que todos os condomínios se associem”, ressalta o presidente.

Quem quiser mais informações sobre o workshop e sobre como se associar ao Sindicon MG pode ligar para (31)3281-8779.