Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Reabertura dos clubes orienta uso de áreas de lazer nos condomínios

28/09/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

Os clubes de Belo Horizonte voltaram a funcionar no fim de setembro, com uso liberado das piscinas. Entretanto, essa retomada precisa ser cercada de cuidados. A PBH elaborou um protocolo sanitário com as regras para que todos possam aproveitar o dia de sol com o menor risco possível de contaminação pelo coronavírus.

Nos condomínios com piscina, várias das mesmas regras podem ser observadas. Entretanto, a principal recomendação da secretaria municipal de saúde é que o condomínio estabeleça marcação de horário para o uso da piscina. O ideal é que a cada período, apenas os moradores de uma unidade usem o espaço.

Além disso, as saunas têm que permanecer desativadas, já que o ambiente fechado que proporciona o suor é ideal para a transmissão do vírus.

As quadras podem ser utilizadas desde que os praticantes de atividades esportivas em grupo usem máscaras e mantenham o distanciamento mínimo sempre que possível.

Já os playgrounds devem ter normas semelhantes às do uso das piscinas, com horário marcado por unidade. Os pais ou responsáveis pelas crianças devem se lembrar de descer com um pano limpo e álcool em gel para higienizar os brinquedos antes e depois do uso.

Esse cuidado é muito importante, porque as crianças menores ainda não conseguem compreender todo o ritual de higiene necessário e frequentemente levam mãos e objetos à boca. Outro agravante é que elas raramente desenvolvem sintomas da Covid-19, mas se estiverem com o coronavírus, transmitem-no com facilidade, expondo os pais e, principalmente, os avós, ao risco de desenvolverem a forma mais grave da doença.

Mesmo com mais um passo em relação à retomada da vida na nova normalidade, condôminos, sejam de prédios residenciais ou comerciais, devem continuar com os cuidados básicos para conter a transmissão do coronavírus. São eles:

  • Manter o isolamento social sempre que possível e o distanciamento de dois metros uns dos outros quando fora da unidade;
  • Usar máscara sempre que sair da unidade, principalmente em locais fechados como elevadores, corredores, academias;
  • Evitar bate-papo na portaria e nas áreas comuns para não gerar aglomerações;
  • Higienizar as mãos constantemente e evitar tocar em superfícies que não se sabe se foram limpas corretamente;
  • Limpeza frequente das áreas comuns com água, sabão e álcool 70%.

“Se seguirmos essas normas corretamente, evitamos um surto de coronavírus no condomínio e mais rápido venceremos a pandemia”, diz o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento