Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Lei obriga síndicos a denunciarem violência doméstica

25/05/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

Já esta em vigor a lei estadual 23.643/20, que determina que síndicos e/ou administradores de condomínios denunciem a violência doméstica dentro dos prédios enquanto estiver em vigor o decreto de calamidade pública por causa da pandemia de coronavírus.

A justificativa é que os casos de violência doméstica, especialmente contra as mulheres, aumentaram nesses meses de isolamento social, decretado para conter a transmissão do vírus. Mas, também são contemplados pela lei idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

Uma pesquisa da UFMG do início de maio mostra que na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a percepção da violência dentro de casa chega a 39,7% dos domicílios pesquisados.

O Sindicon MG mesmo antes da pandemia, sempre defendeu que síndicos e moradores chamem a polícia sempre que presenciarem agressões a quem quer que seja. Porém, com a publicação da lei, essa orientação se torna uma obrigatoriedade.

Para se resguardar, o síndico deve tomar algumas providências. A mais importante delas, é sempre ter uma testemunha ao fazer a denúncia. Isso impede que o condômino denunciado alegue perseguição ou tente alguma represália. O síndico também deve ter certeza de que está havendo um caso de violência e não se basear apenas em fofocas. “O síndico precisa tomar muito cuidado com o disse me disse. Ele precisa ter indícios fortes ou presenciar o ato para denunciar, para não correr o risco de sem querer, fazer uma comunicação falsa de crime”, alerta o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Além disso, a lei também determina que o síndico afixe um cartaz ou comunicado nas áreas comuns dando ciência a todos os moradores sobre essa determinação e que oriente os condôminos a informarem a gestão do prédio sobre atos violentos que podem estar sendo cometidos no condomínio.

Veja o conteúdo da lei abaixo:

Reprodução

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento