Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Flexibilização só vale para alguns setores do comércio. A regra é evitar aglomeração

24/04/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

O governo de Minas anunciou no dia 23 de abril um plano para que municípios flexibilizem o isolamento social. Chamado de Programa Minas Consciente, o plano estabelece uma série de critérios econômicos e de saúde para que a atividade econômica seja retomada gradualmente no estado.

Segundo o governador Romeu Zema, diversos municípios sem casos confirmados de Covid-19 já vinham flexibilizando o isolamento há algumas semanas e o objetivo do plano foi criar normas para que essa abertura seja feita de maneira segura e que não prejudique a curva de crescimento dos casos confirmados, que tem se mantido abaixo das projeções iniciais.

Entretanto, as regras para o setor produtivo não se aplicam para o restante da sociedade, que deve permanecer em casa pelo maior tempo possível e evitar aglomerações. Durante a entrevista de lançamento do programa, o secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que a abertura gradual do comércio só pode ser idealizada porque houve “adesão muito grande da sociedade” às regras de distanciamento. Ele também disse que é preciso continuar evitando aglomerações e reforçou a necessidade das medidas de higiene (higienizar as mãos com frequência, usar máscaras sempre que sair de casa, adotar a etiqueta da tosse).

Sendo assim, permanecem as orientações do Sindicon MG a todos os condomínios do estado de manter as regras de isolamento social. Até a suspensão por completo dos decretos de isolamento, permanece a necessidade de se evitar aglomerações dentro dos prédios. Os síndicos devem manter as áreas de convivência dos edifícios fechadas, as assembleias devem ser suspensas e a limpeza das áreas comuns, bem como de maçanetas de portas, corrimãos, e dos paineis dos interfones e elevadores deve ser frequente e caprichada. Os condôminos devem evitar se aglomerar na portaria e não podem encher o elevador. A preferência é para subir ou descer sozinho ou apenas com as pessoas da mesma unidade.

Assim, os síndicos contribuem para manter o condomínio livre do coronavírus. Quanto mais adesão às medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, mais rápido será o retorno à normalidade.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento