Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Coronavírus muda rotina de condomínios

18/03/2020 Sindicon COVID-19

Reprodução

Com a transmissão comunitária confirmada de coronavírus em Belo Horizonte, a recomendação do município é que as pessoas se isolem e evitem sair de casa sem necessidade. Os servidores públicos, exceto da saúde e segurança, estão trabalhando de casa. A orientação vale também para a iniciativa privada. O objetivo é conter a transmissão e proteger principalmente os idosos, grupo mais vulnerável a desenvolver o quadro grave da Covid-19.

Neste sentido, os condomínios devem avaliar a necessidade da permanência de funcionários e liberar aqueles acima de 60 anos do trabalho. Para os que ficarem, o síndico ou administradora deve providenciar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo para os trabalhadores, incluindo luvas, botas e máscaras.

Também deve haver uma rotina especial de limpeza dos condomínios. Maçanetas, corrimões, painéis digitais tanto da portaria quanto dos elevadores, devem ser limpos algumas vezes ao dia, de preferência com álcool gel.

Nos prédios em que a faxina for dispensada, os moradores devem se conscientizar para manter as áreas comuns o mais limpas possível, não tocar desnecessariamente nos equipamentos e se certificarem que as mãos estão limpas antes de abrir as portas, chamarem o elevador ou se apoiarem nos corrimões. Evite entrar no elevador lotado; quanto menos pessoas juntas no mesmo local fechado, melhor.

Os edifícios com porteiros precisam encontrar maneiras de proteger os funcionários. A distância mínima de visitantes e moradores do porteiro é de dois metros. O ideal é a comunicação pelo interfone. Ele deve ter álcool gel à disposição para higienizar as mãos sempre que achar necessário. Todos os trabalhadores com suspeita de gripe devem ser afastados do trabalho, mesmo aqueles que não viajaram ou tiveram contato com pessoas que vieram do exterior. Com a transmissão comunitária, já não é possível mais identificar todas as circunstâncias de contaminação.

Os síndicos também devem adotar regras especiais para reuniões nos salões de festa e na academia do prédio. Vale restringir o número de pessoas e até proibir o uso desses espaços durante as semanas em que estiverem em vigor as restrições dos governos federal, estadual e municipal. As assembléias de condomínio também devem ser evitadas.

Moradores com suspeita de terem contraído o coronavírus devem permanecer dentro do apartamento pelo período de QUARENTENA para evitar passar o vírus para os vizinhos. “Nunca foi tão importante ser solidário com os demais. Quanto mais nos protegermos e aos outros, mais rapidamente a crise do coronavírus acaba”, afirma o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

Carlos Eduardo participou de uma entrevista sobre os cuidados contra o coronavírus juntamente com o secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, no programa Chamada Geral do dia 17/03. Ouça aqui!

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento