Morador de condomínio de BH é condenado por injúria racial

04/04/2018 Sindicon Comunidade

Reprodução

Um condômino de um prédio de classe média de Belo Horizonte foi condenado a um ano de prisão e 10 dias-multa por injúria racial contra o porteiro do condomínio. As informações são do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que publicou a sentença no fim de março.

De acordo com o processo, o crime aconteceu em abril de 2015. O morador reclamou com o porteiro de um vizinho que estava o incomodando com som alto. O funcionário então perguntou quem fazia o barulho, mas o reclamante não soube responder. Em seguida, o réu voltou a interfonar para a portaria, desta vez, xingando o trabalhador e falando palavrões. Não satisfeito, ele desceu até a portaria e voltou a agredir o porteiro com palavras, chamando-o de incompetente, “preto, macaco e veado”. Outra moradora do prédio presenciou o ataque.

Na sentença, proferida e março de 2018, o juiz condenou o morador por injúria racial a um ano de prisão em regime aberto, pena convertida em prestação de serviços. O réu pode recorrer da sentença em liberdade.