Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Saiba a importância de contratar um profissional para vistoriar os prédios no período de chuvas

15/03/2020 Sindicon Geral

Contratar um especialista para realizar uma vistoria nos condomínios é uma despesa ou investimento? A resposta é simples! A prevenção é um investimento. Eu vou explicar isso melhor! Com as chuvas intensas dos últimos dias, é hora de verificar toda estrutura dos prédios. Uma das primeiras providências é contratar um profissional para fazer uma vistoria detalhada, uma espécie de pente fino em toda estrutura.

Mas alguns sinais podem ser percebidos com a observação de alguns detalhes. Plantas nascendo na estrutura de concreto é um sinal de alerta! As plantas só nascem onde há água ou terra. A presença delas, principalmente de samambaia, é sinal de infiltração. Se no concreto começar a aparecer a presença de terra, também é um sinal de perigo.

As infiltrações nos muros de arrimo também são preocupantes. Isso pode ocorrer em função de problemas no sistema de drenagem destes muros. O profissional que citamos no início do texto pode identificar esse problema, e ainda determinar o que deve ser feito para sanar o problema.

É importante verificar nas garagens dos prédios se há alguma infiltração. Rebocos soltando nas paredes ou nas estruturas de sustentação dos condomínios é sinal de alerta também! Se o reparo for feito imediatamente, o risco de um dano maior a estrutura do prédio é descartada.

Também é importante observar se após as chuvas as ferragens das estruturas ficaram expostas. Esse é outro sinal de infiltração. As ferragens enferrujadas podem comprometer a segurança da edificação. Telhas soltas, afundamento do solo, o mofo e trincas nos muros também precisam ser observados.

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento