Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

A importância de um advogado nos condomínios para combater a inadimplência

15/10/2018 Sindicon Geral

Pagar em dia os salários dos funcionários, as contas de água, luz, além das taxas e impostos é uma luta diária dos síndicos. Essa dificuldade ocorre em função da inadimplência que vem crescendo a cada mês. Uma das formas de resolver esse problema é a contratação de um advogado pelo condomínio para cuidar destes casos.

Lembrando que as dívidas de condomínio prescrevem cinco anos após o seu vencimento. Por isso é importante um advogado para ajuizar na justiça as ações de cobrança. Quando isso ocorre o débito não prescreve. O advogado também pode ajudar no recebimento dos valores atrasados antes de o caso ir parar na Justiça. A sentença pode demorar muito.

Sugiro que o advogado envie cartas para o condômino devedor alertando que a dívida pode gerar multas e correção monetária. Além disso, a Justiça pode mandar leiloar o imóvel do devedor para quitar as taxas de condomínio.

Quero aproveitar esse espaço para fazer um outro alerta. Tem sido comum casos de assédios nos condomínios, alguns envolvendo menores. Uma das formas de evitar isso é identificar todas as pessoas que entram nos condomínios, principalmente quando há uma festa no salão de eventos do prédio.

É importante que as crianças circulem nos espaços dos condomínios, na piscina, parquinhos, com a presença dos pais ou um adulto responsável. Isso é uma forma de evitar acidentes e até mesmos os casos de assédios.

E por último, gostaria lembrar que o Sindicon está com programando cursos importantes que serão realizados nos meses de outubro e novembro. O objetivo é qualificar os gestores em diversas áreas.

Vão ser discutidos temas como manutenção predial, escala de trabalho dos funcionários, gestão de conflitos, planejamento financeiro e Reforma Trabalhista. A programação completa e as informações sobre a inscrição podem ser acessadas no http://www.sindiconmg.org.br/ ou por nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/sindiconbh.

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento