Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Equipamentos de combate a incêndio devem ser mantidos em dia nos condomínios

15/06/2018 Sindicon Geral

A prevenção é a melhor forma de evitar incêndios nos condomínios. A tragédia que aconteceu na região do Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, onde um prédio desabou, reacendeu a importância da manutenção dos equipamentos de prevenção e combate ao fogo. Em todos os tipos de edificações, sejam antigas, novas, comerciais ou residenciais, importante verificar se estão funcionando adequadamente´.

Os extintores, mangueiras, portas corta-fogo, alarmes, detectores de fumaça e saídas de emergência precisam ser verificados por empresas especializadas em inspeção dos dispositivos, com relatórios e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

O síndico pode ser responder a um processo na Justiça caso ocorra um incêndio com mortes ou perdas materiais. Isso pode ocorrer se ficar comprovado que o condomínio estava sem os equipamentos de combate a incêndio. Isso é responsabilidade do síndico.

Lembro ainda que os condomínios precisam criar brigadas de incêndio. Essas brigadas são formadas por grupos de pessoas que recebem treinamento para atender as situações de emergência.

E por último, quero fazer um alerta sobre os riscos de obras nos apartamentos sem um projeto. Tem sido comum reformas em que paredes são quebradas, um perigo para todos. As paredes podem fazer parte da estrutura do prédio, motivo da importância da contratação de um projeto de engenharia.