Jornal do Síndico

Coluna Sindicon MG

Estiagem prolongada reacende necessidade de economizar água

15/10/2017 Sindicon Geral

A estiagem prolongada reacendeu um problema que parecia ter sido solucionado. Algumas cidades do interior de Minas Gerais decretaram o racionamento de água. A Copasa informou recentemente que não há esse risco em Belo Horizonte e Região Metropolitana, mas é preciso cautela para esse bem preciso não faltar!

Sugiro que os condomínios contratem um profissional para visitar as unidades e realizar uma espécie de “varredura” para acabar com os pequenos vazamentos. Custa menos contratar esse profissional, e ainda realizar esses reparos, com peças, como buchas de torneiras, compradas pelo condomínio. Ao fazer esses reparos, o valor da conta será reduzido.

Mas não é só isso que deve ser feito. Nós síndicos devemos orientar os funcionários para evitar o desperdício na hora molhar as plantas dos jardins e na limpeza das aérea comuns.

Os avisos de economia de água também devem ser dirigidos aos condôminos. Além de evitar que água falte no futuro, o uso racional da água evitar que a taxa de condomínio sofra aumento.

As outras medidas que eu sugiro são a implantação do sistema de captação da água da chuva, além da individualização da cobrança da água, neste caso a instalação dos hidrômetros individuais. Todos esses assuntos devem ser discutidos em uma assembleia geral.

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento