Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Fachada enfeitada para o Natal sim, mas com segurança

13/12/2017 Sindicon Comunidade

Divulgação

Com as festas de fim de ano se aproximando, muita gente quer enfeitar os apartamentos e salas por dentro e por fora. Afinal, quem não gosta das luzes e imagens de Natal? No entanto, nos condomínios, é preciso um cuidado a mais para que a festa não termine em tragédia.

Segundo o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, quem opta por colocar iluminação na parte de fora das janelas deve ficar muito atento aos móveis ao redor. Almofadas, sofás e cortinas devem ficar bem longe dos fios. “As luzes não devem, de jeito nenhum, encostar nos estofados ou tecidos de cortinas. Caso aconteça um curto circuito, esses materiais pegam fogo e as chamas se propagam muito rapidamente”, alerta ele.

Outro cuidado que o condômino deve ter é com a qualidade e estado dos fios de luz. Muita gente reaproveita o material de feriados passados, fazendo remendos em fios partidos e utilizando a mesma tomada para ligar diversas fontes de energia, usando vários adaptadores benjamins (T). Além disso, fios desencapados ou ligados em voltagens diferentes também trazem grande risco. “Na dúvida, evite essas gambiarras”, afirma Carlos Eduardo.

A recomendação do Sindicon é que, caso muitos condôminos queiram iluminar a parte de fora das janelas, o condomínio opte por decorar a fachada e áreas comuns do prédio. O presidente, Carlos Eduardo, diz que neste caso, deve ser contratado um profissional experiente, que vai saber instalar as luzes e demais enfeites com segurança, sob a supervisão do síndico. “Aqui em Minas não tem tanto essa tradição de enfeitar o condomínio. Cada um faz o enfeite que quer na sua janela. Entretanto, a iluminação única para o prédio é melhor, porque é mais segura e pode ser feito um trabalho harmônico, que deixa a fachada muito mais bonita. Mas esse trabalho tem que ser feito com um profissional, que conhece a carga elétrica, as ligações e como evitar acidentes”, conclui.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento