Condomínios devem estar preparados para a chuva

09/10/2017 Sindicon Comunidade

O período chuvoso chegou e com ele, aparecem os riscos às estruturas dos edifícios. Infelizmente, têm sido frequente em Belo Horizonte as ocorrências envolvendo queda de muros, desabamentos e deslizamentos em dias de fortes temporais. Boa parte desses acidentes poderia ser evitada com a manutenção preventiva e limpeza de rotina.

Entre os cuidados que devem ser tomados estão a verificação minuciosa dos muros, fachadas e pisos para saber se existem trincas, fissuras ou rachaduras. O síndico também observar se há algum tipo de infiltração ou algum outro tipo de dano que comprometa a estrutura do prédio.

Para essa tarefa, o síndico deve contar com a ajuda de um engenheiro perito em edificações. Muitos prédios evitam a contratação desse profissional para evitar gastos; no entanto, o Sindicon avalia que essa despesa é essencial e bem inferior se comparada ao montante gasto em caso de reparos de estragos advindos com o mau tempo. Prevenir é sempre melhor que remediar.

Por fim, o síndico deve ficar atento a limpeza de calhas, ralos, bueiros e caixa de gordura e reparo de telhados. “O síndico deve ser bastante cuidadoso, porque se algum apartamento for danificado por falta de manutenção, a responsabilidade é do condomínio”, alerta o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.