Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Como cuidar da saúde financeira do condomínio?

16/03/2023 Sindicon Comunidade

Um dos aspectos mais importantes da gestão condominial eficiente é a correta administração dos recursos e das despesas. Manter as contas do condomínio no azul é obrigação do síndico, embora, nem sempre, seja fácil conseguir isso. Inadimplência, alta nos preços das tarifas públicas e dos serviços prestados são um obstáculo para a saúde financeira do prédio. Porém, existe um método infalível para que esses empecilhos não se transformem em problema. E esse método é o planejamento financeiro.

O que é - O planejamento financeiro é feito a partir da previsão orçamentária das receitas e das despesas do condomínio durante o ano. Nesse estudo, é preciso prever aumento de gastos com funcionários, água, luz, transporte, material de escritório, entre outros. Com base nessas informações, o síndico calcula a taxa condominial, que, caso necessário, pode ser aumentada. “Os condôminos não gostam de reajuste na taxa mensal, mas o condomínio não pode ficar no vermelho”, diz o presidente do Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

De posse desses dados estruturados, o síndico pode planejar as ações durante o ano e determinar o que priorizar, como obras, por exemplo.

Evento

Saber como fazer isso é o tema da palestra Planejamento Financeiro Condominial - Como Cuidar da Saúde Financeira do Condomínio, que acontece no auditório do Sindicon MG, no dia 30 de março. Quatro especialistas no assunto vão explicar como fazer a previsão orçamentária e vários aspectos relacionados a ela, que vão desde educação financeira, passando por aspectos das despesas ordinárias versus extraordinárias, até economia com segurança.

A palestra é gratuita e direcionada aos síndicos condôminos, profissionais ou administradores que querem se qualificar para administrar o condomínio de maneira ainda mais eficaz. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (31)3281-8779.

Serviço:

Palestra Planejamento Financeiro Condominial - Como Cuidar da Saúde Financeira do Condomínio.

  • Data: 30/03/23
  • Horário: 19h - 21h
  • Local: Auditório do Sindicon MG
  • Valor: Gratuito
  • Inscrições: (31)3281-8779

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento