Síndicas não são maioria, mas são mais bem avaliadas

08/03/2023 Sindicon Comunidade

Bras.net

As mulheres são mais de 50% da população brasileira; porém, essa maioria não se reflete nas posições de comando nos diversos espaços econômicos e de liderança. Nos condomínios, pesquisas recentes feitas por administradoras que atuam nacionalmente apontam que cerca de 37% a 40% dos gestores são mulheres. Entretanto, no dia a dia, a impressão que fica da maioria das síndicas é que o trabalho delas costuma ter aprovação maior do que a dos síndicos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG), advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, as mulheres têm atuado cada vez mais em funções que, até bem pouco tempo atrás, eram consideradas masculinas. Hoje, é possível encontrá-las como porteiras, zeladoras, agentes de segurança e, claro, síndicas profissionais.

Detalhistas - Quando se dedicam à gestão do prédio, segundo Carlos Eduardo, a maior diferença em relação aos síndicos, é que as mulheres costumam buscar muito mais informações e são mais atentas aos detalhes. “O que a gente observa no dia a dia é que as síndicas são muito mais detalhistas. Elas observam mais, se planejam mais, analisam mais a fundo as decisões antes de tomá-las. Essa análise é importante para que as providências em cada caso sejam as mais acertadas”, diz ele.

Conciliadoras - Além disso, ainda conforme o presidente, as mulheres costumam ser mais conciliadoras ao resolver um conflito e isso tende a evitar que discussões que podem ter uma solução simples se transformem em uma disputa judicial. “As síndicas se dedicam mais à mediação dos conflitos e essa é uma característica muito importante, especialmente quando percebemos um aumento nos casos de atritos por motivos menores”, diz Carlos Eduardo.

Estudiosas - Por fim, outra característica muito importante das síndicas e cada vez mais valorizada em qualquer profissão, é a vontade de aprender e se capacitar cada vez mais. Nos cursos e palestras oferecidos pelo Sindicon MG, assim como no Dia do Síndico, as mulheres são a maioria dos presentes e as participantes mais ativas. Elas perguntam, trazem experiências da própria gestão e ficam até o fim, para absorver todo o aprendizado oferecido. “Quanto mais conhecimento o síndico tiver, mais eficiente será a gestão dele”, afirma o presidente.

É por esses e por vários outros motivos, que o Sindicon MG parabeniza todas as síndicas neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. A todas elas, a nossa admiração e orgulho pela dedicação e pelo trabalho sempre bem-feito e admirável.

Palestra - E para comemorar esse dia, as síndicas e os síndicos estão convidados para participar da série de palestras sobre Planejamento Financeiro e Previsão Orçamentária, que vai acontecer no auditório do Sinicon MG no dia 30 de março, a partir de 19h. Vários palestrantes vão falar sobre a importância de se fazer um bom plano orçamentário para o condomínio e ensinar como fazer isso. O Banco Inter, parceiro do sindicato, também vai participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31)3281-8779.