Furto de joias acende alerta para segurança nos condomínios

28/10/2022 Sindicon Comunidade

reproducão câmera de segurança
Suspeita de furto no bairro Luxemburgo

O Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG) recomenda que os síndicos orientem funcionários de condomínios, especialmente porteiros e seguranças, a sempre identificarem pessoas que tentarem entrar nos prédios.

A orientação é reforçada depois do caso de furto de joias e armas de um apartamento em um condomínio do bairro Luxemburgo, região centro-sul de Belo Horizonte, no último dia 26. De acordo com o boletim de ocorrência, a suspeita teria entrado no prédio sem ser abordada pelo porteiro. A princípio, ele teria confundido a mulher com uma moradora.

Porém, há muitos casos de pessoas que entram nos condomínios sem serem incomodadas pelo pessoal da portaria. Em boa parte das vezes, os funcionários relatam terem sido repreendidos por moradores que não aceitam que os convidados sejam interpelados. Em outras, pessoas bem vestidas e de boa aparência, passam despercebidas por não aparentarem um “perfil de criminoso”.

Sem perfil - Segundo o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, ninguém está acima de qualquer suspeita. “Muitas vezes uma pessoa branca e bem vestida é interpretada como inofensiva, mas isso está longe de ser uma realidade. As quadrilhas especializadas em roubos dentro de condomínios são formadas por pessoas muito bem aparentadas, justamente para não levantar suspeitas. Por isso, a nossa recomendação é que ninguém tenha acesso ao condomínio sem ser identificado na portaria”, alerta o presidente.

Se os moradores tiverem resistência à abordagem do porteiro aos convidados, o síndico deve ser alertado e conversar com os condôminos para explicar a necessidade desse cuidado. Além disso, os condomínios também devem investir em equipamentos de segurança, como câmeras de boa qualidade e alarmes. “Gracas às câmeras será possível que a polícia identifique a responsável pelo furto”, salienta Carlos Eduardo.

Sem portaria - Já nos condomínios onde não há porteiros, os condôminos devem tomar diversos cuidados, como não deixar os portões abertos, não abrir o interfone para pessoas que não se identificaram; não permitir a entrada de entregadores e o síndico deve também instalar um bom sistema de câmeras e alarmes.

O Sindicon MG recomenda ainda que os condomínios façam parte da rede de vizinhos protegidos da Polícia Militar e liguem para o 190 sempre que perceberem movimentação suspeita.