Censo 2022 está chegando; moradores de condomínios também precisam participar

14/07/2022 Sindicon Comunidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa, no dia 1 de agosto, o Censo 2022. O objetivo é “contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo”.

Neste ano, o IBGE em Minas Gerais pediu a ajuda do Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG) para esclarecer os síndicos sobre como serão as visitas dos recenseadores e de que forma os condôminos poderão participar. Essa é uma forma de quebrar a resistência por parte de alguns condomínios em deixar os servidores do IBGE entrarem.

De acordo com a coordenadora de divulgação do censo demográfico em Minas Gerais, Luciene Longo, os cidadãos terão três formas de responder o questionário do censo: presencialmente, por telefone ou pela internet. Entretanto, as três formas precisam de contato com o recenseador. “Se a pessoa optar por responder pelo site ou aplicativo do IBGE, ela vai precisar do e-ticket, que é uma espécie de senha, que é fornecida pelo servidor do IBGE. Se ela quiser responder por telefone ou presencialmente, precisa agendar um horário, também com o recenseador que visitar o prédio”, explica ela.

É por esses motivos que os síndicos precisam entender como funcionam as visitas e saber que é possível confirmar a identidade do funcionário a serviço do censo que vai fazer o trabalho. Há duas maneiras de fazer essa checagem. Uma delas é pelo telefone 0800-721 8181 e a outra pelo site respondendo.ibge.gov.br. Nos dois meios, basta fornecer o número de identificação fornecido pela pessoa que se apresentar ao condomínio como recenseador. Também estará disponível no site a foto do servidor destinado a atender cada área.

Tomando as medidas de segurança, Luciene reforça a importância da participação de todos. “É importante que os síndicos mobilizem os condôminos e que eles estejam dispostos a abrir as portas para o IBGE. Todos os moradores devem responder o questionário e o envolvimento do síndico é importante para que as pessoas se sintam mais seguras”, diz ela.

Outro ponto que gera receio e, por isso, muita resistência em responder o censo é a declaração de renda. Segundo Luciene, o dado é sigiloso e após a coleta, é desidentificado, ou seja, não é atribuído à pessoa física e, sim, à moradia. Ela diz também que o cidadão não precisa informar a renda ao recenseador; ele mesmo pode preencher esse dado, inclusive na visita presencial.

Para o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, com todas as cautelas tomadas, a participação de todos será muito importante. “Até mesmo para o Sindicon MG será de grande relevância saber quantas pessoas moram em condomínios em Minas Gerais para que nós possamos desenvolver atividades de representação para todo esse público, tanto internamente, quanto levar as demandas dos condomínios a setores públicos quando for o caso. Por isso, peço a todos que participem”, conclui.

Todas as informações sobre o Censo 2022 podem ser consultadas no site www.ibge.gov.br.