Manutenção de elevadores também precisa de perícia

22/06/2022 Sindicon Comunidade

Reprodução

Elevadores são o meio de transporte mais seguro que existe. Apesar de alguns acidentes ocorrerem, o número de feridos e mortos é bem inferior quando comparado aos acidentes com outros veículos, como carros, motos e aviões. Mesmo assim, como todo equipamento, o risco existe e é aumentado quando não há manutenção ou quando ela é mal feita.

Entretanto, nem todo síndico sabe reconhecer quando a manutenção dos elevadores está sendo feita corretamente. Por um lado, o tema é bastante específico; por outro, muitas pessoas confiam totalmente nas empresas, mas nem sempre deveriam. São vários os casos de técnicos que oferecem serviços desnecessários, relatam que trocam peças sem realizar o serviço ou nem sequer anotam os problemas dos elevadores no livro que deve ficar na portaria. Esse é o principal motivo pelo qual é importante levar em consideração não só o valor cobrado pelo contrato, como também buscar referências e verificar se a empresa está registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Perícia - Assim, sempre que necessário, é importante que o condomínio contrate um engenheiro perito independente para acompanhar a manutenção dos elevadores, fazer um diagnóstico dos problemas que eventualmente os equipamentos possam apresentar e avaliar se as soluções apresentadas pela empresa são as mais corretas. “A perícia é importante para que o condomínio cobre da empresa a realização dos serviços conforme previsto no contrato. No caso de um acidente, por exemplo, é assim que se prova de quem foi a responsabilidade”, afirma o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Porém, o síndico também deve ficar atento à sua responsabilidade. Caso a empresa de manutenção recomende um serviço para garantir a segurança do elevador e o síndico não fizer para economizar dinheiro, ele pode ser responsabilizado em caso de acidente. “No caso do síndico não permitir a troca de peças por economia, a responsabilidade é dele, mas isso tem que estar documentado”, diz Carlos Eduardo.

Infelizmente, Belo Horizonte não tem muitos profissionais peritos em elevadores. O síndico interessado deve procurar por indicações nos conselhos de classe e associações, como a Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG).