Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

O pára-raios do seu prédio está funcionando corretamente?

14/01/2022 Sindicon Comunidade

Reprodução

Durante o período chuvoso, além da manutenção da estrutura do prédio, é necessário também não descuidar do pára-raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o país que tem a maior incidência de raios no mundo. São 77,8 milhões de descargas a cada ano. Em relação ao número de mortos, o Brasil ocupa a sétima posição, com quase 2,2 mil casos somente desde o início do século XXI. Saiba mais aqui.

Por isso, é importante que os condomínios que têm pára-raios ou Sistema de Proteção contra Descargas Atmosférica (SPDA) mantenham os equipamentos sempre em dia. De acordo com a NBR 5419/15, o SPDA deve passar por inspeções visuais a cada seis meses. Porém, a cada cinco anos, é preciso que essa verificação seja completa em condomínios residenciais e comerciais. Também é necessário que os prédios tenham cabos condutores da energia elétrica instalados a cada 15 metros e que o Dispositivo Protetor de Surto esteja instalado em todos os quadros elétricos das áreas comuns.

Em condomínios antigos, em que não há possibilidade de fazer as adaptações exigidas pela norma a partir de 2015, é preciso redobrar os cuidados preventivos. “A manutenção e adaptação devem ser feitas por profissional qualificado; jamais use o serviço de leigos ou ‘quebra-galhos’”, afirma o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

A falta de cuidados com o SPDA pode causar danos e até morte no caso de descarga elétrica provocada por raios. Por isso, o síndico não deve deixar de marcar no calendário as datas da manutenção preventiva.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento