Início de ano é tempo de planejar

04/01/2022 Sindicon Comunidade

Reprodução

O início do ano é o momento ideal para planejar as despesas dos meses que virão. É a partir desta época que os condomínios fazem suas assembleias para eleição dos novos síndicos, prestação de contas e orçamento para mais uma etapa.

Para isso, primeiramente, é preciso convocar os moradores. A chamada para a Assembleia Geral Ordinária deve ser divulgada com antecedência. A convocação deve conter data, local, horário e tema.

Durante a reunião, o síndico que está saindo apresenta o balanço da gestão e repassa ao novo gestor documentos e informações necessárias para a condução do condomínio. A mesma regra vale se o síndico for reeleito. Ele deve apresentar o balanço do ano anterior e as contas do condomínio para os condôminos.

Nos dois casos, a assembleia também pode ser aproveitada para o planejamento financeiro para o ano. Nele, devem constar as obras previstas, como reforma, pintura, troca de lâmpadas, etc. “Tudo o que carece de taxa extra tem que ser apresentado para a aprovação em assembleia”, explica o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Além disso, no planejamento também devem ser incluídos aumentos anuais de serviços e impostos que constituem a taxa mensal. Entre eles estão os salários dos funcionários, taxas de água e luz, produtos de limpeza e serviços, entre outros. “Esse plano é importante, sobretudo para os condomínios que tem taxa mensal fixa. Se não forem previstos os aumentos de início de ano, o valor arrecadado não cobrirá as despesas”, alerta Carlos Eduardo.

Em 2022, especialmente, é importante que o síndico seja realista nos gastos, já que 2021 terminou com inflação alta, conta de luz com tarifa majorada pela bandeira vermelha escassez hídrica, aumento nas passagens do transporte público em várias cidades e aumento do salário mínimo. Isso significa que, se houver necessidade, a taxa mensal do condomínio pode ter que aumentar e essa é uma realidade que todos devem encarar.

Nem sempre é fácil mudar a gestão e aprovar gastos. Na grande maioria dos prédios, as assembleias estão sempre vazias e as poucas pessoas que comparecem geralmente não querem saber de aumento nos gastos. Por isso, cabe ao síndico conscientizar os condôminos para a importância de se manter o prédio em boas condições e as contas no azul.