O SINDICON MG - Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais e a Cemig SIM firmam parceria para reduzir gastos com energia elétrica para os associados

23/11/2021 Sindicon Sindicon

Reprodução

Estar atento às novidades do mercado e parcerias que beneficiam os associados é uma prática constante do SINDICON MG. Por isso, o Sindicato dos Condomínios Comerciais Residenciais e Mistos de Minas Gerais, celebrou um acordo que possibilita a redução no custo com energia elétrica para todos os associados da entidade. O acordo foi possível graças ao modelo de negócio oferecido pela Cemig Sim, que fornecem energia limpa e renovável por assinatura. A redução nos gastos com tarifa de energia para o condomínio sindicalizado que aderir ao contrato pode chegar a até 22% de economia.

A economia se deve ao chamado modelo de "geração compartilhada”, uma modalidade de geração distribuída criada pela Aneel em 2015, que permite o compartilhamento da energia gerada por um sistema, desde que todos os participantes estejam dentro da mesma área de concessão da Cemig Distribuidora.

Focada em tecnologia, inovação e sustentabilidade, a Cemig Sim, está implantando usinas solares fotovoltaicas em cidades do estado. Outro ponto que vale a pena destacar é que a energia solar é renovável e sustentável, mitigando eventuais danos ao meio ambiente.

“Para Minas Gerais, este modelo de negócio é essencial seja pelo viés ambiental ou econômico, contribuindo para o desenvolvimento das regiões remotas e áridas como o norte de minas e o vale do Jequitinhonha. Se antes eles sofriam com o Sol agora podem aproveitá-lo para fomentar o desenvolvimento regional”, destaca o CEO da Cemig Sim, Danilo Gusmão.

Outro fator positivo para o associado SINDICON MG é que não é necessário nenhum tipo de investimento, instalação ou obras. A energia será gerada remotamente nas usinas solares, que estão no norte e noroeste de Minas, mas continuará chegando pela rede da distribuidora, porém, com menor custo.

A Energia Solar

O Sol é a principal fonte de energia natural, capaz de suprir a crescente demanda energética em todo o mundo. A energia solar recebida pela Terra é cerca de cinco mil vezes superior ao consumo mundial de eletricidade. Minas Gerais é ainda mais privilegiada neste aspecto. A maior parte do estado faz parte do chamado "Cinturão Solar", que é uma faixa onde há maior irradiação solar no país.

Considerada a energia do futuro, a geração de energia solar já é utilizada em larga escala na China, EUA, Japão e Alemanha – líderes mundiais em potência acumulada. No Brasil, este processo ainda dá os primeiros passos. Atualmente, cerca de 2% de toda energia produzida no país vem da matriz solar, evidenciando o tamanho da oportunidade que o mercado apresenta.

Como aderir

Os associados SINDICON MG interessados em aderir ao programa de geração distribuída devem acessar o site da Cemig SIM (https://cemigsim.com.br/sindiconmg) e solicitar uma proposta, de acordo com o plano e período e assinatura desejado.

O SINDICON MG tem descontos exclusivos para seus associados, que podem chegar a até 22% de economia na tarifa de energia. Para ter acesso a este percentual de desconto, basta inserir na solicitação de proposta o código de desconto exclusivo SINDICON MG: SINDICONSIM e economizar ainda mais na tarifa de energia elétrica!

Saiba mais, acesse o site www.cemigsim.com.br/sindiconmg

por *Assessoria de Imprensa Cemig SIM