Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Sindicon MG realiza lives para síndicos em fevereiro

04/02/2021 Sindicon Eventos

O Sindicon MG dá início em fevereiro ao seu cronograma de palestras e cursos para síndicos de toda Minas Gerais. Por causa da pandemia de coronavírus, os eventos serão online, abertos à participação dos internautas.

A primeira live acontece no dia 9 de fevereiro e os assuntos são prestação de contas e previsão orçamentária. Todos os anos, os síndicos são obrigados a fazer uma apresentação aos condôminos da gestão financeira do condomínio, detalhando receitas e despesas.

Além disso, também é necessário que o síndico se atente à mudança nos valores de tarifas e taxas públicas, produtos e serviços para determinar a taxa condominial que consiga dar conta de todas as despesas. E nesse ponto, muitos gestores, mesmo os mais experientes, podem sentir dificuldades, já que os cálculos são complexos e contam com muitas variáveis; daí a importância de se ouvir um especialista no assunto. O palestrante será o administrador, contador e diretor da Metrópole Serviços, Daniel Moreira Gomes.

Já no dia 25 de fevereiro, a live será sobre manutenção e segurança de elevadores, assunto que voltou à discussão recentemente depois de dois graves acidentes que deixaram duas pessoas mortas no estado.

O primeiro aconteceu no dia 13 de janeiro, em Viçosa, na Zona da Mata. Um idoso de 67 anos trabalhava na manutenção do elevador quando perdeu o controle do equipamento, que o atingiu. Ele morreu na hora. A segunda tragédia aconteceu no dia 21 de janeiro em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma idosa de 85 anos caiu no vão do elevador e o equipamento desceu sobre ela.

Os dois casos mostram que mais do que constatar se há a correta abertura de portas, a manutenção preventiva dos elevadores é necessária para verificar se todos os componentes de segurança estão funcionando corretamente.

Por isso, é importante que os síndicos entendam quais são esses equipamentos para demandar das empresas responsáveis pelos elevadores de cada prédio a verificação completa dos veículos.

Para falar sobre isso, o Sindicon MG convidou o engenheiro mecânico, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica de Minas Gerais (Abemec-MG) e conselheiro do CREA-MG, Ronaldo Bandeira.

"Os dois assuntos que escolhemos para tratar neste início de ano são de grande importância para a gestão mais eficiente do condomínio. Por isso, buscamos alternativas durante a pandemia para continuar oferecendo aos síndicos informação e formação e assim, auxiliá-los neste grande desafio que é administrar um condomínio", comenta o presidente do Sindicon MG, o advogado especializado Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

As duas lives vão ser transmitidas pelos canais oficiais do Sindicon MG nas redes sociais e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla. Por isso, marque as datas na sua agenda e participe!

Inscrições:

Palestra do dia 09/02 (clique aqui!)

Palestra do dia 25/02 (clique aqui!)

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento