Reformas: cuidados e dicas para a contratação

04/11/2020 Sindicon Obras

Muitos condomínios têm aproveitado o período de quarentena para fazer reformas importantes no prédio para corrigir problemas e deixá-lo mais bonito e valorizado. A reforma deve ser feita com regularidade e por isso, o síndico precisa saber como contratar e fazer orçamentos.

A primeira dica do Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon MG) é que o síndico contrate um engenheiro independente antes da contratação da obra. Esse profissional vai fazer uma avaliação no prédio e dizer ao síndico o que deve ser feito, como e quais são as prioridades.

Além disso, o engenheiro independente vai assessorar o condomínio durante o andamento da reforma, avaliando o trabalho feito pela empresa contratada e permitindo que o síndico só vá liberando as parcelas do pagamento à medida que o trabalho vá sendo concluído. “Essa assessoria é muito importante porque tem aumentado as queixas de empresas que ou atrasam demais a entrega, ou usam material de qualidade inferior ao que consta no orçamento, pedem dinheiro extra não previsto em contrato para finalizar a obra ou ainda pior, abandonam o serviço”, alerta o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz.

Orçamentos - Em seguida, é a vez de procurar orçamentos. Nesta etapa é vital que, além das tarefas, os documentos também apontem o material que vai ser utilizado. “O síndico deve exigir das empresas que especifiquem até as marcas dos produtos que foram relacionados e, durante as obras. Já vimos muitos casos de empresas que dizem que vão comprar uma determinada marca de tinta, por exemplo, e acabam usando uma de qualidade inferior. Quer dizer, o condomínio leva gato por lebre e a empresa ainda embolsa a diferença”, afirma Carlos Eduardo.

Devem ser feitos, no mínimo, três orçamentos padronizados. Eles devem ser levados para conhecimento da Assembleia, que vai aprovar o melhor custo-benefício. É importante que os condôminos avaliem muito bem as propostas. Todos querem contratar o serviço mais barato possível, mas se a diferença entre o maior e o menor preço for muito grande, é bom desconfiar.

Cuidado com o calote - Outro detalhe importante é não realizar grandes somas de pagamento de uma vez só. “Tem empresa que exige pagamento de metade da obra antes mesmo de ela começar. O síndico não deve aceitar, porque fica sem garantias. O ideal é que ele pague por etapa concluída”, diz Carlos Eduardo.

Importante também é buscar referências sobre as empresas cotadas para a reforma. É essencial que ele saiba se a construtora é sólida, se cumpre os contrato, se paga os funcionários corretamente e se providencia equipamentos de segurança. “Se acontece um acidente de trabalho, o condomínio também pode ser responsabilizado por isso”, afirma o presidente.

Se o síndico e condôminos ficarem em dúvida sobre como fazer um bom contrato de obra, o condomínio pode solicitar a assessoria de um advogado, que vai orientar sobre os direitos e deveres de cada uma das partes.