Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Conheça as fake news sobre o coronavírus

10/03/2020 Sindicon Comunidade

Reprodução

O coronavírus mal chegou ao Brasil e as redes sociais já estão inundadas de notícias falsas relativas à transmissão e cura da doença. Tanto que o site do Ministério da Saúde dedicou uma página exclusiva só para desmentir as informações. Entre as fake news mais disseminadas - e absurdas - estão:

Fake News

O que diz

A verdade

Estourar plástico bolha transmite coronavírus

A presunção é que, como o plástico bolha vem da China, o ar dentro dele pode estar contaminado.

O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus. Os vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias.

Medicamentos eficazes contra o coronavírus

Pesquisadores chineses descobrem 3 medicamentos eficazes contra o coronavírus

Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Uísque e mel combatem coronavírus.

 

(O mesmo vale para óleos, chá imunológico, vitaminas C e D e zinco)

Um suposto médico britânico teria se curado da doença depois de consumir mel e uísque

Até o momento, não há nenhum medicamento específico, infusão, óleo essencial ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus.

Comprar online da China traz coronavírus junto com os produtos

Produtos chineses importados podem estar contaminados.

Não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus. Os vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias.

 

Além disso, a Anvisa tem monitorado diariamente os portos, aeroportos e fronteiras e emitido alertas sonoros de conscientização para os passageiros.

Urgente: a única cura e imunização contra o coronavírus e prevenções (vídeo)

Sugere combinações de vitaminas e medicamentos para prevenir ou curar o coronavírus

Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Se você receber essas e outras notícias por whatsapp ou outras redes sociais e tiver dúvidas, pesquise se a informação consta de sites oficiais, como o do Ministério da Saúde, das secretarias de saúde dos estados ou municípios e também dos portais de notícias da imprensa reconhecidamente verdadeiros. Se você não encontrar, não compartilhe as fake news. Elas apenas contribuem para gerar pânico e podem até induzir a pessoas doentes a procurarem tratamentos incorretos e ter graves consequências à saúde.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento