Coleta Seletiva

25/10/2019 Sindicon Comunidade

Reprodução PBH

A prefeitura de Belo Horizonte já deu início à instalação dos novos contêineres para a coleta seletiva ponto a ponto na cidade, os chamados Pontos Verdes. A largada foi pela avenida Érico Veríssimo, 1.428, no bairro Rio Branco, em Venda Nova, no dia 22 de outubro.

Segundo informações da PBH, até o final de 2020 o serviço será ampliado com a instalação de 200 Pontos Verdes, aumentando em mais de três vezes o número atual de Locais de Entrega Voluntária presentes na cidade. Para este ano, serão 77 novos pontos de recebimento, que serão alocados nas regiões atendidas hoje pelos Locais de Entrega Voluntária, em todas as regionais.

O processo de recolhimento dos recicláveis também terá modificações, passando a ser feito de forma automática por caminhões específicos. Além disso, o descarte dos recicláveis será facilitado, já que haverá apenas dois dispositivos para o armazenamento: um exclusivo para vidro e outro para os demais recicláveis.

Cada contêiner, com capacidade para 3.200 litros, terá sua abertura voltada para o passeio. Todo o material depositado dentro dos equipamentos só poderá ser retirado pela Superintendência de Limpeza Urbana durante o recolhimento, uma vez que os contêineres são lacrados. Com isso, os recicláveis ficarão bem acondicionados, evitando o espalhamento dos materiais por catadores avulsos.

O recolhimento dos recicláveis depositados será feito pela SLU de forma automatizada, por caminhões coletores de carga lateral, possibilitando mais rapidez e eficiência. O processo será realizado pelo próprio motorista que, de sua cabine, acionará os comandos para o encaixe do elevador do caminhão ao contêiner, seu basculamento e o descarregamento no interior do veículo. Cada caminhão tem capacidade para transportar até cinco toneladas.

O material recolhido pelas coletas seletivas porta a porta e ponto a ponto, é doado para as seis associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, integrantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte. São elas: Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável), Associrecicle (Associação dos Recicladores de Belo Horizonte), Coomarp (Cooperativa dos Trabalhadores com materiais Recicláveis da Pampulha Ltda), Coopemar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH), Coopesol (Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste) e Coopersoli (Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região).

Enquanto as mudanças não alcançam toda a cidade, saiba onde você ainda pode descartar os resíduos descartáveis.

Consulte o mapa aqui!

*Com informações da PBH