Seminário internacional em BH discute segurança de elevadores

11/06/2019 Sindicon Manutenção

Acidentes com elevadores são mais frequentes do que se imagina. Um estudo da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais – ABEMEC-MG - mostra que desde Outubro/2007 até hoje foram 40 acidentes com 38 vítimas sendo 29 (72%) com usuários, 9 (23%) técnicos e 2 (5%) sem vítimas. Isso significa que acontece um acidente a cada 3,5 meses e uma morte a cada 10,1 meses. Neste período, foram 14 mortes.

É justamente por isso que é tão importante a manutenção preventiva dos elevadores. É necessária a checagem periódica de todos os seus componentes, se o funcionamento está como o esperado e se os usuários estão respeitando regras de operação da máquina e limites de peso.

Infelizmente, nem todos os síndicos têm esse cuidado e nem todas as empresas que estão no mercado têm a expertise para manter os elevadores com o mais alto nível de eficiência. Por isso, a ABEMC –MG, em parceria com o Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Minas Gerais - Sindicon MG –, além de outras entidades do setor, vai realizar nesta quinta-feira, dia 13 de junho, o segundo seminário de “Gestão de Manutenção em Elevadores”. Serão duas palestras sobre os mercados americano e europeu de elevadores, que vão apresentar técnicas e práticas modernas de gestão dos equipamentos que podem ser aplicáveis ao Brasil. Para isto, serão apresentadas discussões sobre cenários técnicos e comerciais para serem comparadas com a gestão nacional. Também serão demonstrados os modelos americano e europeu de gestão técnico-comercial de manutenção com a diversidade de fabricantes de componentes e fabricantes de elevadores.

Os palestrantes são:

Achim Hütter, nascido em Hamburgo na Alemanha, é atual diretor e membro executivo da ela (associação de elevadores da europa), chairman da VFA – Interlift que é a maior feira de elevadores da Europa que congrega mais de 230 empresas alemãs de elevadores e diretor da revista Elevador World especializada em transporte vertical com publicações mundiais.

Gary Schuette é presidente da NAEC (associação das empresas de elevadores dos estados unidos) e proprietário da empresa Midwest Elevator Company de Saint Louis-Missouri, Estados Unidos. Trabalhou em empresa Multinacional do ramo sendo vice-presidente regional do estado de Missouri. Foi vencedor do prêmio Ellies fornecido pela revista “elevator world” - como melhor contratante do meio oeste americano em 2018.

Quem quiser participar, deve fazer inscrição pelos telefones: (31)2551-2004 ou (31)97118-9304 ou pelo email contato@abemec.com.br. O site para mais informações é o http://www.abemec.com.br/ela_naec. O investimento é de 80 reais para filiados ao CREA e 100 reais para os demais interessados.