Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

Redes de Vizinhos Protegidos fortalecem segurança nos bairros

14/01/2019 Sindicon Segurança

Reprodução

A Polícia Militar iniciou no dia primeiro de janeiro a Operação Férias Seguras. O objetivo é reforçar a proteção dos moradores das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tanto dos que vão ficar em casa quanto daqueles que vão viajar neste mês. Para isso, a PM aumentou o efetivo na rua em cerca de três mil homens e também conta com o apoio da população para fortalecer a Rede de Vizinhos Protegidos.

Segundo o chefe da assessoria de imprensa da PM, Major Flávio Santiago, em todo o estado existem mais de cinco mil Redes de Vizinhos Protegidos, entre físicas e virtuais. As redes são formadas por moradores e comerciantes de uma rua ou alguns quarteirões do mesmo bairro, que redobram a atenção e avisam uns aos outros se existe algum perigo.

Quando as redes foram criadas, os participantes usavam apitos para assustarem uma pessoa em atitude suspeita e alertarem os vizinhos para o perigo de um assalto ou arrombamento, por exemplo. Hoje, a comunicação é facilitada por meio das redes sociais ou do contato direto com o batalhão do bairro ou dos policiais que atuam mais frequentemente no policiamento de uma determinada região. “Ela (a rede) ajuda a sociedade local, uma rua ou ruas ou bairro a se organizarem nesse sentido. Muitas das vezes (os vizinhos) moram do lado e não se conhecem. A criação de senhas, a possibilidade de aumentar a proteção e a vigilância da minha casa com o olhar do meu vizinho, um olhar mais crítico e acurado, porque a Polícia Militar ajuda nesse treinamento, é algo que tem sido feito com maestria”, diz o major.

Ainda de acordo com Flávio Santiago, onde as Redes de Vizinhos Protegidos estão ativas, há redução média de 70% no crime de furto.

Condomínios - Para o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz, é importante que os condomínios integrem a rede de vizinhos protegidos e que síndicos e condôminos também participem das reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps). “Os Conseps são os locais ideais para expor alguma vulnerabilidade que está acontecendo na região. Nas reuniões, os policiais também dão dicas preventivas de segurança”, diz Carlos Eduardo.

Entre as dicas mais importantes estão a checagem periódica do sistema de segurança dos condomínios, instalação de cercas elétricas e concertinas e verificação do travamento do portão da garagem e fechaduras dos portões sociais e portarias.

O Sindicon MG também recomenda que moradores e funcionários não fiquem com o portão aberto durante a limpeza da calçada ou em bate-papo com um vizinho e nunca se afastem do prédio enquanto o portão da garagem não finalizar o fechamento.

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento