Verão é época de combate às pragas urbanas

19/12/2018 Sindicon Manutenção

O calor chegou com força a Minas Gerais neste início de verão. Em virtude das altas temperaturas, muitos animais considerados pragas urbanas se proliferam e podem prejudicar a saúde de moradores de casas e condomínios se não forem exterminados. Assim, é preciso manter a dedetização periódica e, se preciso, reforçar a aplicação do remédio no período mais quente do ano.

Entre as pragas urbanas mais comuns estão as baratas, escorpiões, ratos, formigas, caramujos africanos e moscas. Esses pequenos animais infernizam a população e podem transmitir doenças, porque passeiam pelo lixo, pelos esgotos e restos de comida e levam a sujeira e micróbios para as residências, podendo contaminar o chão, comidas expostas, talheres e copos sobre a pia. A urina de rato, por exemplo, causa leptospirose. Além disso, o mais grave: a picada do escorpião é venenosa e se a vítima não for socorrida a tempo, pode morrer.

Cada praga tem um combate diferente. Por isso, o ideal é que o condomínio contrate uma empresa especializada em dedetização e desratização para avaliar o tamanho da área, os riscos e assim, aplicar o remédio mais eficaz. Também é preciso orientar a todos que circulam pelas áreas comuns a obedecerem as recomendações da empresa para evitar contaminação de água, alimentos e animais domésticos.

Mas, atenção: ao contratar a empresa, peça referências, pesquise o nome dela no mercado, converse com o responsável técnico para avaliar os conhecimentos dele sobre o assunto e exija garantia. Existem pessoas que fazem esse serviço por conta própria e que podem prejudicar mais o condomínio que ajudar. Neste caso, o barato sai caro.

Aedes – Sendo, talvez, praga urbana mais presente e mais ameaçadora para a saúde, o aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, chicungunya, zika e febre amarela urbana, também se prolifera nesta época. As doenças transmitidas por ele são graves, muito debilitantes e podem levar à morte em poucos dias, como é o caso da febre amarela que vem aparecendo com intensidade, principalmente nas áreas rurais.

Portanto, é preciso que todos se empenhem no combate ao mosquito, eliminando os focos de água parada nas áreas comuns e dentro das unidades e utilizando telas nas janelas, inseticidas e repelentes, para evitar as picadas.

Além disso, os condôminos também podem ajudar a combater as pragas urbanas ao embalar o lixo corretamente e só colocá-lo na rua próximo ao horário da coleta; evitar ajuntamento de entulho nas áreas privativas e comuns; manter o imóvel sempre limpo e arejado; e não deixar ração de cachorro exposta, pois ela atrai ratos.