Notícias

Notícias e matérias sobre condomínios

É síndico pela 1ª vez? Essas dicas simples vão te ajudar!

17/10/2018 Sindicon Legislação

Reprodução

Em muitos condomínios, é comum que os síndicos fiquem dois, três mandatos seguidos. Alguns prédios têm o mesmo gestor há mais de 10 anos. Em grande parte dos casos, as pessoas ficam tanto tempo no cargo porque gostam, têm prazer em cuidar do edifício. Porém, em muitos outros, isso acontece porque ninguém quer ser síndico, fazendo com que a tarefa recaia sempre sobre a mesma pessoa.

Entre os motivos para a recusa a gerir o prédio estão falta de tempo, receio da responsabilidade e desconhecimento. Para ajudar o síndico de primeira viagem a encarar o desafio, o Sindicon MG fez um check-list das primeiras providências do mandato e que podem tornar a gestão mais eficiente e menos complicada.

1 – Conhecer a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno: esses dois documentos formam o conjunto de normas do prédio. Eles oferecem informações tanto da estrutura quanto das regras de convivência do condomínio. Assim, quaisquer dúvidas sobre o que se pode ou não fazer podem ser sanadas com eles. É importante que tanto a Convenção quanto o Regimento sejam atualizados sempre que necessário.

2 - Conhecer e entender a rotina do prédio: muitos moradores não têm a menor ideia de como o prédio funciona. Onde e em que estado de conservação está a caixa d’água; se os elevadores estão com a manutenção em dia; se há rachaduras nas paredes ou nos pisos; se a limpeza das caixas de gordura está bem feita. Além da visita a cada cantinho do edifício, checar os contratos de prestação de serviços também auxilia no diagnóstico do prédio.

3 – Verificar a situação dos funcionários: checar se os encargos estão sendo recolhidos corretamente, se os salários estão em dia e, caso contrário, regularizar a situação.

4 – Fazer planejamento financeiro: de posse de todas as informações acima, verificar se o valor da taxa mensal é suficiente para cobrir as despesas, saber quais obras precisam ser feitas e como o condomínio pode gastar. “Síndico bom não é o que deixa a taxa baixa; é o que faz um bom planejamento financeiro”, alerta o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

5 – Convocar Assembleia Geral: depois de se inteirar sobre todas as questões do condomínio, o novo síndico deve realizar uma assembleia logo no início da gestão para deixar os condôminos a par da realidade do prédio para que todos decidam quais são as prioridades. Assim, o síndico se resguarda de qualquer crítica ou reclamação porque as decisões foram tomadas em conjunto e respaldadas pela maioria.

As informações sobre o condomínio, prestação de contas, bem como acesso à contas bancárias e contatos com administradoras, conservadoras e prestadores de serviço devem ser passados de um síndico para o outro. Com essas medidas simples, o síndico que está na primeira gestão terá um dia a dia mais fácil na gestão do prédio, afastando o medo de não se sair bem.

Se você quiser saber mais sobre administração de condomínios, faça o Curso de Síndicos do Sindicon MG. Inscreva-se aqui!

 

 

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento