Manutenção previne acidentes provocados pela chuva

Condomínios devem estar em dia com a checagem da estrutura para evitar danos graves

23/02/2015 Sindicon Manutenção

A chuva demorou, mas finalmente chegou a Belo Horizonte. Irregular, o período conta com períodos de seca e dias de temporais intensos. Se o condomínio não estiver em dia com a manutenção preventiva, a chuva pode provocar estragos como desabamento de muros e inundações nos andares mais altos.

Um dos principais itens a serem checados são as calhas. Se estiverem entupidas, podem provocar um desastre. Por isso, é preciso limpá-las periodicamente. “Passarinho faz ninho, pode cair um pombo ou o vento carregar folhas. Na hora que chove, entope tudo e pode danificar os apartamentos do último andar”, explica o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz.

Outra providência a ser tomada é a limpeza das caixas de gordura e coletoras. Nelas, se acumula a sujeira descartada pelos apartamentos e se elas também não forem limpas, com a chuva forte, podem entupir, danificando o prédio.

Caso algum dano a um apartamento aconteça em virtude da má conservação do prédio, o condomínio deve reparar. “Existem muitas ações na Justiça porque o condomínio se recusou a pagar pelos consertos. Por isso, é preferível prevenir que esses acidentes aconteçam”, explica Carlos Eduardo.

Para isso, o síndico devem contratar uma empresa responsável, legalizada e com assinatura de contrato de prestação de serviços.