Síndicos devem ficar atentos ao furto de bicos de mangueiras de incêndio

Material tem sido revendido a ferros velhos e causado prejuízo aos condomínios

23/02/2015 Sindicon Segurança

Síndicos devem ficar atentos a uma ocorrência que tem se tornado comum nos condomínios: o furto de bicos de mangueira de incêndio. O material feito de cobre tem sido vendido a ferros velhos ou até mesmo trocado por drogas. Muitas vezes, os próprios moradores são os resposnsáveis pelos furtos; em outros casos, a ocorrência pode estar relacionada a funcionários ou prestadores de serviço que eventualmente tem acesso ao prédio.

O furto, além de ser crime e um comportamento antissocial grave, também implica em risco para o prédio, em caso de incêndio. “Se precisar, a mangueira pode estar cortada e ficar inutilizada”, alerta o presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz. Isso sem contar o gasto a mais que o condomínio tem sempre que tem que repor a peça.

Para evitar ou contornar essa situação, o Sindicato recomenda que os síndicos façam uma verificação semanal nas mangueiras de incêndio e providenciem a troca sempre que os bicos estiverem faltando.

Também é imporante que o síndico faça um boletim de ocorrência do furto junto à Polícia Militar, até mesmo para se resguardar e não ser acusado de negligência caso alguma grave consequência decorra da falta de equipamento correto para o combate à incêndio.

Em condomínios em que o furto esteja ocorrendo, o síndico também pode expor o assunto em assembleia, para conscientizar e pedir a colaboração dos condôminos para que também informem se perceberem alguma movimentação estranha. Os prédios que tiverem condição, também podem instalar câmeras de segurança voltadas par os locais onde as mangueiras estão instaladas. Deve haver a possibilidade de gravação e armazenamento das imagens para que elas possam ser usadas como comprovação em caso do furto se repetir.